Essa consideração de Lévy parece seguir a tendência de outros pesquisadores como Marvim Minsky e Howard Gardner que consideram que a inteligência não pode ser conceituada fora do contexto em que o indivíduo vive. Aproveite para ver algumas profissões que estão ligadas a inteligência lógico- matemática: Agora que você já sabe tudo sobre a inteligência lógico-matemática, aprenda a desenvolvê-la! Saiba como desenvolver a inteligência linguística. Parece-me, porém, estar cada vez mais difícil negar a convicção de que há pelo menos algumas inteligências, que estas são relativamente independentes umas das outras e que podem ser modeladas e combinadas numa multiplicidade de maneiras adaptativas por indivíduos e culturas. A explicação desse tipo de inteligência pode ser altamente complexa, pois abrange uma grande variedade de aspectos. 54-76, Abril de 2018. Habilidades em matemática e em raciocínio lógico sempre foram consideradas o eixo principal da inteligência. A educação personalizada leva em consideração que cada criança tem o seu jeito de aprender, seja através de leitura, de atividades dinâmicas ou até de expressões artísticas. Algo típico, por exemplo, de qualquer noite de bares ou jantar de Natal com a família, mas que pode ser generalizado para muitos outros momentos da sua vida. Jogos de tabuleiro, de estratégia e de lógica, são uma boa escolha para ajudar a desenvolver a inteligência lógico- matemática. (2015). Para Gardner e a teoria das inteligências múltiplas, cada pessoa possui uma combinação única de capacidades e inclinações para aplicar a inteligência em problemas de ordens diferentes e natureza diversas. A inteligência humana é um potencial biopsicológico, por isso, para que ela se desenvolva, outros fatores devem ser levados em conta, como a genética e o contexto social em que a pessoa vive. Es así como se le otorga a la inteligencia musical, que tradicionalmente era solamente tomada como habilidad específica, un estatus propio en el desarrollo cognitivo integral del ser humano. Afinal, fora da coletividade, desprovido de tecnologias intelectuais, “eu” não pensaria. O pesquisador acredita que as habituais correlações entre os subtestes de QI ocorrem, pois todas essas tarefas, na verdade, medem a capacidade de responder rapidamente a itens do tipo lógico-matemático ou lingüístico. Você pode deixar de receber essas comunicações quando desejar. (2015). É a capacidade de utilizar os números de maneira efetiva, aplicando-os em análises e usando o raciocínio de forma adequada em cálculos matemáticos, pensamento lógico, raciocínio indutivo e dedutivo; também, na resolução de problemas, na identificação de padrões e relações, na abordagem e verificação de hipóteses. Um exemplo: quando eles propõem um problema matemático, podemos escolher se vamos resolvê-lo ou não e, Uma vez aceito as regras da declaração, podemos resolvê-lo certo ou errado. Lévy, Pierre.As Tecnologias da Inteligência. No começo, isso pode ser muito tedioso para algumas pessoas, mas o progresso que pode ser feito é espetacular e muito útil para a vida cotidiana, especialmente aqueles relacionados ao cálculo mental . A inteligência lógico-matemática não nos ajuda a questionar se estamos adicionando o tipo de unidades que deveríamos adicionar, por exemplo, assim como a lógica não nos diz quais aspectos de um problema devemos priorizar e resolver primeiro, nem quais devem ser nossos objetivos. Ela assumiu o eixo principal do conceito de inteligência, e foi usada como um ponto de referência para detectar o quão inteligente era uma pessoa. Na realidade, as pessoas não tem todas estas características. Isso ocorre por conta da possibilidade de trabalhar com números e com raciocínio lógico. O autor afirma que a inteligência ou a cognição são o resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos. Invista em jogos. Inteligência musical: a capacidade de perceber, transformar e expressar formas musicais, mas também de detectar e identificar sons, vibrações. Ao aplicar uma avaliação de matemática igual para as duas crianças, uma delas consegue resolver a prova rapidamente e ter um bom resultado. Gardner afirma que sua teoria está baseada numa “visão pluralista da mente”, que reconhece muitas facetas separadas da cognição. Linguística - Os indivíduos com amplas habilidades em escrita, leitura e em aprender idiomas, por exemplo, têm este tipo de inteligência mais desenvolvida. No entanto, uma vez estabelecidas certas regras, o que resta pode ser avaliado como inteligência lógico-matemática. Se diseñará el perfil cognitivo de los participantes en las distintas inteligencias, se estudiará la relación entre la inteligencia lógico-matemática en el modelo de Gardner y la inteligencia valorada desde una perspectiva psicométrica; finalmente, se . A característica principal deste tipo de inteligência é a facilidade de quem a possui em compreender e identificar as suas próprias emoções e em lidar com elas de forma adequada às várias . Eu concordo em receber comunicações. tornar visível o invisível. O primeiro seria que a inteligência não é algo simples, que pode ser visto unitariamente ou como algo que incluimúltiplas habilidades. É considerada por muitos como o eixo principal da inteligência e uma das mais valorizadas durante a formação escolar. De certo modo, questionaram a unicidade da inteligência, mas não o fato dela poder ser medida. Para isso, o papel do professor dentro de sala de aula é modificado. ". Coursepark, 2002. Neste artigo, vamos entender melhor como funciona a teoria das múltiplas inteligências e porque essa teoria é importante para a personalização do ensino. O tipo de inteligência definida como lógico-matemática diz respeito à habilidade que o ser humano tem de lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos. Raciocínio Lógico. O questionamento acerca da ideia de inteligência como grandeza fez com que, de uns tempos para cá, a concepção de inteligência ficasse no centro das atenções do público em geral, aparecendo com muita freqüência em jornais ou revistas, quase sempre de modo enfático ou sensacionalista. Cada pessoa tem suas limitações, personalidade e história de vida, por isso reduzir o desempenho a um único modelo de aprendizagem pode limitar a capacidade de demonstrar outras aptidões e habilidades. Durante muito tempo, a concepção hegemônica de inteligência foi, e talvez ainda seja, a de uma grandeza passível de medição. O outro tipo de inteligência abordado nessas avaliações é a linguística, que é detectada por meio da facilidade que temos em interpretar os enunciados dos problemas propostos. Podemos observá-lo mais facilmente em engenheiros, cientistas, estrategistas militares etc. Lógico-matemática - Pessoas com essa inteligência mais proeminente desenvolvem mais facilmente habilidades em Matemática e em raciocínios lógico-dedutivos. São Paulo: Cortez, 1995. No entanto, uma vez determinados padrões, o que resta pode ser avaliado como inteligência lógico-matemática. Thurstone defendeu que a inteligência poderia ser descrita com a ajuda de vários fatores independentes uns dos outros. Lógica Matemática. Sendo assim, ele dividiu o processamento cognitivo nas seguintes áreas: Lógico-matemática Você pode começar com os notebooks para aprender matemática no seu próprio ritmo ou frequentar academias especializadas (embora a maioria tenha um foco universitário). Ano 03, Ed. Para alguns de nós, pode parecer utópico. Já em relação ao pensamento lógico, abstrato e matemático, vai surgindo posteriormente de acordo com o aprendizado. Assim, o pretenso sujeito inteligente nada mais é que um dos microatores de uma ecologia cognitiva que o engloba e restringe. Isto indica que a inteligência existe também, numa medida significativa, fora do corpo físico do indivíduo, ou seja, de que parte dela é inseparável de muitos outros agentes dos quais uma pessoa possa valer-se para examinar problemas, tomar decisões, lembrar fatos, conceitos ou procedimentos importantes. Mas também podemos nos recusar a resolver esse problema, porque fazer isso não seria útil para nossos propósitos, por qualquer motivo, ou responder mal de propósito, porque não aceitamos as regras impostas desde o início. Sobre a inteligência musical. Um exemplo é o livro The Bell Curve publicado em 1994, que causou grande polêmica em torno de seu conteúdo. Tal concepção ainda aparece muito fortemente entre nós. Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela. Segundo o pesquisador, o homem cria novas técnicas e submete sua obra a planos que ele próprio escolhe. Nos diversos projetos de pesquisa que desenvolvido pelo grupo, a ideia central é a de que as manifestações da inteligência são múltiplas e compõem um amplo espectro de competências. Do CI às múltiplas inteligências.” Publicação EMSE. São Paulo - A prova de raciocínio lógico, que também cobra temas de matemática como álgebra e trigonometria, é uma das mais temidas por quem estuda para concursos públicos.Não precisa ser assim: os livros que constam nesta galeria são uma amostra de que há uma vasta bibliografia sobre o assunto que pode garantir o seu sucesso na prova. Howard Gardner é um psicólogo dos Estados Unidos criador da teoria das inteligências múltiplas. Ela passa a ser vista como uma teia de relações que se tece entre todas as dimensões estabelecidas nas possibilidades de manifestação da inteligência. Ler Artigo. Pois ter conhecimento sobre inteligência lógico-matemática será muito importante para você em vários momentos da vida, principalmente na hora de escolher sua graduação. Diferentes estudos e análises sobre o perfil do cidadão do próximo século têm apontado para adireção de alguém com espírito empreendedor, com capacidade de tomar decisões e de resolver problemas, que seja criativo, com cidadão do mundo, isto é, consegue navegar em diferentes contextos, mesmo fora de sua área de atuação específica, sem perder o rumo Em uma pequena ampliação dessa análise poderíamos dizer que desse cidadão do próximo século seria exigido sabe conciliar uma cultura geral suficientemente ampla com a possibilidade de aprofundamento em uma área específica, adquirindo aptidão para enfrentar novas situações e realizar um ofício. Em lógica, forma de um argumento 6= seu conteúdo. Assim, os pontos mais representativos serão destacados no artigo para que o leitor tenha uma ideia geral.. Conteúdo. Mapeando a Estrutura de Quatro Fatores da Inteligência Emocional. Howard Gardner, con su Teoría de las Inteligencias Mútiples, desmontar este mito y nos habla de la existencia de varios tipos de inteligencia. Os problemas a serem resolvidos variam desde teorias científicas até composições musicais para campanhas políticas de sucesso. brincar com a plateia. GARDNER, Howard; HATCH, Thomas. Por muito tempo, esse conceito era tido como a única forma eficaz de aprender conteúdos novos. A concepção trazida pelo autor parece confirmar uma tendência dos estudos atuais, que indicam que não existe uma inteligência unitária, uniforme, igual para todos, mas sim inteligências múltiplas. . Um dos grandes avanços que a teoria das múltiplas inteligências trouxe para a sociedade foi entender que a inteligência humana é algo muito mais amplo e complexo do que é possível compreender através de uma prova ou de um teste de QI. Howard Gardner é um dos grandes responsáveis pela mudança na forma com que vemos a inteligência. Mas é capaz de desenvolver também as outras por meio da realização e da prática constante de atividades específicas. . Por isso, o caminho da educação está na personalização do ensino. Para o pesquisador a inteligência era composta decinco operações (cognição, memória, avaliação, produção divergente e produção convergente) e seis produtos (unidades, classes, relações, sistemas, transformações e implicações; e quatro conteúdos: figural, simbólico, semântico e comportamental). Para Gardner e seus colaboradores, uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. Isso porque eles medem a velocidade com a qual conseguimos solucionar problemas abstratos. Operskalski, OT, Paul, EJ, Colom, R., Barbey, AK, Grafman, J. Ao contrário, pode levar a problemas de aprendizagens, baixa auto-estima, entre outros transtornos. Permite que consigamos perceber relações, conexões e padrões, além de elaborar pensamentos simbólicos e sequenciais. Isto é, as inteligências interagem e, apesar da distinção que Gardner estabelece entre elas, nada seria feito, ou nenhum problema se resolveria, se as pretendidas distinções e a independência significassem que as inteligências não pudessem trabalhar juntas.De fato, para o psicólogoum problema de matemática no qual não fosse possível usar também as dimensões lingüística e espacial, poderia apresentar-se insolúvel. . No post de hoje vamos compreender detalhes sobre a inteligência lógico-matemática. Talvez você já tenha passado pela situação de não se sentir inteligente o suficiente, seja por não dominar uma disciplina ou não entender algum conceito. Inteligência lógico-matemática. Resposta a Perry D. Klein, “Multiplicando os problemas de inteligência por oito”. E aí, gostou do texto? "4) Inteligência lógico-matemática: a capacidade de usar os números de forma efetiva e de racionar bem. Gardner defendia que as habilidades cognitivas do ser humano envolviam outros tipos de faculdades e inteligências, e descreveu um modelo para se aproximar melhor do que via como uma maneira eficaz de medir essas capacidades. Por esse motivo, essa inteligência é predominante entre matemáticos, investigadores . oiii!! Como saber se você ou alguém possui? 80 p. ; 16 cm. Neste artigo, você aprendeu que o ser humano é capaz de desenvolver diferentes tipos de inteligência ao longo da vida e que o domínio de uma área do conhecimento não pode ser diminuído pela dificuldade em outra. O filósofo exemplifica dizendo que, sem o acesso às bibliotecas públicas, sem a prática em vários programas bastante úteis e sem as numerosas conversas com os amigos, ninguém seria capaz de redigir sequer um texto. Nossa capacidade de resolver problemas matemáticos tem sido considerada a forma mais clara de expressão de nossa própria inteligência . Matemática e lógica se juntam na inteligência lógico-matemática porque pensar através de ambas requer seguir as regras de um sistema formal, desprovido de conteúdo: um mais um é igual a dois, quaisquer que sejam as unidades com as quais você trabalha, como algo que não pode ser, independentemente do que estiver envolvido. Por muito tempo, a capacidade lógico-matemática foi considerada fundamental para determinar o nível de inteligência. Porém, ao fazermos essa análise de forma mais ampla podemos perceber que ela é somente mais um tipo de inteligência e não a mais importante. Curso de Raciocínio Lógico Matemático Abstrato Verbal - Teste Psicotécnico e psicológico - Aula sobre como raciocinar logicamente com figuras geométricas planas e espaciais - Questão comentada. É uma caminhada cheia de percalços, de necessidade de debates e de reflexões que podemos fazer juntos. Rodovia PR 317, nº298 – saída para Campo Mourão 87065-005 – Maringá-PR. Saiba mais >> O que é Tutoria Online e como ela melhora a jornada de aprendizagem do aluno? Nas palavras de Howard Gardner, “O maior desafio é conhecer cada criança como ela realmente é, saber o que ela é capaz de fazer e centrar a educação nas capacidades, forças e interesses dessa criança”. Outra característica típica de quem se enquadra nesse grupo é a busca constante por explicações coerentes, pautadas na razão, para tudo que acontece em seu entorno. Este processo deixa exclui do seu campo de interesse uma série de outras habilidades que também podem constituir-se em manifestações de inteligência. Porém, é muito importante refletir sobre tudo o que nos rodeia, buscando respostas e traçando relações ou conexões com o conhecimento que já possuímos, estabelecendo mentalmente uma série de hipóteses ou deduções, antes de procurar as respostas em outros locais, como na internet. Para Gardner, tal relação não pode ser aceita uma vez que a independência das inteligências contrasta intensamente com as tradicionais medidas de QI, que encontram altas correlações entre os resultados de testes. O conhecimento espacial, ou visual, está ligado à habilidade de interpretar e criar imagens, seja através da cor, da forma, da textura ou do uso do espaço físico. Criar a rotina de realizar pequenos cálculos do dia a dia mentalmente, como buscar saber o preço da compra e o valor do troco, a distância percorrida em quilômetros ao longo de um dia, o quanto cada pessoa tem que pagar em um jantar em grupo etc. . Você sabe o que ela é? Confira: 1. Ideal aqui siginifica um indivíduo idealizado, ou seja, inexistente no mundo real. Graças a essa inteligência, somos capazes de pensar de forma mais ou menos coerente, detectar regularidades nas relações entre as coisas e a razão de maneira lógica. Afinal, para a execução de uma boa pesquisa no campo das ciências é essencial possuir capacidade de planejamento, organização, pensamento dedutivo, entre outras habilidades. Hoje em dia, essa capacidade ainda é muito importante na avaliação das habilidades cognitivas do ser humano, mas nossa concepção do que a inteligência é (ou pode ser) se tornou mais ampla.. É por isso que surgiram propostas como a Teoria das Inteligências Múltiplas, em que um dos componentes é o Inteligência lógico-matemática formulado pelo psicólogo Howard Gardner. Confira nosso Guia de Metodologias Ativas para escolas. Nesse tipo de cálculo, além de utilizar os conectivos lógicos, são utilizados também: Alternativas: d)quantificadores Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 28-sep-2016 - Explora el tablero de matias pais "Inteligencia Lógico-Matemática" en Pinterest. Você deve ter percebido que essas duas inteligências apreendem muitos aspectos do meio artístico e as pessoas que desenvolvem estas competências tendem a seguir pelo caminho das artes. Quanto à parte que se refere ao pensamento lógico, você pode achar mais agradável no começo, já que a melhor maneira de desenvolvê-lo é dialogar e discutir argumentos, observando para evitar cair falácias. Pelo menos dois desses pesquisadores consideram que os testes de QI servem apenas para medir a capacidade de um indivíduo em resolver testes de QI. Quien es bueno es matemáticas y lenguaje, es inteligente. Na opinião do psicólogo estadunidense, sua teoria se contrapõe a esse modo de pensar, pois pluraliza o conceito tradicional. Dessa forma,as correlações seriam substancialmente reduzidas se examinássemos, de maneira contextualmente adequada, a completa gama das capacidades humanas de resolver problemas. Hoje, essa capacidade continua sendo muito importante quando se trata de avaliar as habilidades cognitivas do ser humano, mas nossa concepção do que é inteligência (ou pode ser) se tornou mais ampla. esse artigo das multiplas inteligencias me ajudou mt! Frente Hum. Frente. Essa inteligência está relacionada com grandes filósofos e pensadores, que se dedicaram a estudar conceitos da metafísica e do comportamento humano. Cada um desses domínios foi definido como um tipo diferente de inteligência que a pessoa pode desenvolver ao longo da vida. Gardner, Howard. A habilidade de reconhecer sons, melodias, acompanhar ritmos e tocar instrumentos está ligada ao que conhecemos como inteligência musical. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Neurosci. capacidade para realizar deduções lógicas; inclinação para resolver problemas abstratos; categorização e classificação de informações. criar uma ilusão artificial para a plateia. vamos falar a respeito? Certamente você terá adivinhado, porque é quase evidente: enfrentar tarefas que o forçam a usar esse tipo de inteligência . Alguns anos após os primeiros resultados, foram adicionados mais dois tipos, a inteligência existencial e a naturalista. JSTOR 1585790. É a habilidade para desenvolver equações, resolver cálculos e resolver problemas abstratos. São Paulo, Editora. Para o pesquisador, pessoas possuem forças cognitivas diferenciadas e estilos cognitivos contrastantes. No trabalho, eles cruzaram resultados de várias pesquisas sobre QI e concluíram que, em média, asiáticos e brancos têm quociente de inteligência superior ao dos negros e latinos. Veja como a nomofobia prejudica a sua carreira, 6 dicas de como desenvolver a comunicação assertiva, Benefícios de treinar suas soft skills na comunicação interpessoal. Desde os primeiros testes idealizados em 1908 por Binet até hoje, algumas versões desse tipo de instrumento foram sendo elaboradas e utilizadas com diferentes finalidades. Nossa capacidade de resolver problemas matemáticos tem sido considerada há muito tempo a forma mais clara de expressão do nosso próprio inteligência. Inteligência lógico-matemática Outra das inteligências da teoria das inteligências múltiplas de Gardner é a lógico-matemática. Isso ocorre por conta da possibilidade de trabalhar com números e com raciocínio lógico. Inteligência é definida como um conjunto de capacidades, talentos e habilidades para o processamento de informações. Triglia, Adrian; Regader, Bertrand; e García-Allen, Jonathan. Você vai saber o que ela é e descobrir se possui essa inteligência, assim como desenvolvê-la! Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed. A inteligência intrapessoal está ligada à capacidade de entender as próprias emoções, sentimentos e desejos. Quais são as características de identificação dessa inteligência? Pergunta 2 3 / 3 pts O Ensino de música hoje é muito mais que apenas transmitir técnicas e teorias. Ao inserir em seu modelo inteligências como a musical, a interpessoal e a intrapessoal e, mais recentemente, a naturalista, Gardner também atende à exigência do equilíbrio entre razão e emoção. Espasmos do choro: o que são e o que fazer. Esse tipo de inteligência pode ser definido como nossa capacidade de raciocínio formal para resolver problemas relacionados a números e relacionamentos que podem ser estabelecidos entre eles , bem como pensar seguindo as regras da lógica. O tipo de inteligência definida como lógico-matemática diz respeito à habilidade que o ser humano tem de lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos. "Publicação EMSE. Aprender por meio do descobrimento é super recomendado para estimular essa inteligência. Outra opção também são os escape rooms, que hoje em dia existem uma grande quantidade, com uma série de enigmas e problemas de lógica que devem ser resolvidos em grupo. GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Já a outra criança demora mais e apresenta dificuldades para compreender o assunto. A diferença entre habilidade e inteligência está na facilidade e aptidão que algumas pessoas têm. As pessoas que possuem a inteligência lógico-matemática mais desenvolvida, normalmente, se interessam pela área de exatas. Como surge a inteligência lógico-matemática? Você poderia dizer que, além de nossa maneira única de ver as coisas e usar a linguagem de maneira própria para definir as coisas que acontecem no mundo, a inteligência lógico-matemática nos permite adotar regras lógicas que fazem nosso pensamento se conectar com o dos outros . O método loci, quase infalível para lembrar de qualquer coisa, Como pensamos? Ajude a melhorar este artigo inserindo citações no corpo do artigo. Também muito valorizada no meio acadêmico e partindo do paradigma clássico da inteligência como fator unitário, refere-se à capacidade de raciocinar logicamente e de resolver problemas matemáticos ou abstratos. Mas será mesmo que esse é o melhor método para medir as habilidades de alguém? Esse tipo de inteligência é de grande complexidade e vai muito além da matemática. Com ferramentas educacionais inovadoras, é possível indicar o melhor caminho para que o aluno aprenda, considerando as suas habilidades e inteligências individuais. – [Cadernos da TV Escola. UFMG/ICEx/DCC MD Fundamentos da Lo gica { Lo gica Proposicional 4 Mapeamento de lesões na estrutura de quatro fatores da inteligência emocional. Mas também podemos nos recusar a resolver esse problema porque isso não seria útil para nossos propósitos, por qualquer motivo, ou respondido incorretamente intencionalmente porque não aceitamos as regras impostas desde o início.. Certamente você adivinhou, porque é quase óbvio: enfrentando tarefas que forçam você a usar esse tipo de inteligência. Esse tipo de inteligência é de grande complexidade e vai muito além da matemática. Ou seja, é atributo ou faculdade inata ao indivíduo. A inteligência lógico-matemática envolve um raciocínio sequencial capaz de perceber relações e conexões entre elementos. O conhecimento lógico-matemático é utilizado nos mais variados do- mínios durante toda nossa Vida, desde os problemas mais simples até os mais complexos. As implicações que isso tem para a nossa maneira de pensar e agir o que foi dito acima são claras. Xadrez, por exemplo, auxilia no desenvolvimento da criação de estratégias e da concentração do jogador; o sudoku estimula o cérebro quanto à memorização; todos os jogos ajudam na percepção e desenvolvimento do pensamento lógico. Nos primeiros anos da escola, especialmente no jardim de infância, outras competências e inteligências eram desenvolvidas, mas sofriam interrupção ao chegar nos primeiros anos da educação no ciclo fundamental. Marina, José Antônio.Teoria da Inteligência Criadora. Para entender melhor, vamos usar um exemplo: imagine duas crianças da mesma turma de uma escola. De acordo com o livro, isso se deve a fatores genéticos, pois as diferenças se mantêm mesmo em condições de igualdade sócio-econômica. Desenvolver a Lógica Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro.. As atividades, para o aprendizado da Matemática, devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção. Lógica: Ciência do Raciocínio. Ir a lugares como museus ou observatórios podem promover o interesse e o aprendizado nesse campo. "Análise lógica" não determina a validade do conteúdo de um argumento. "Análise lógica" determina se a verdade de uma conclusão pode ser obtida da verdade de argumentos propostos. », Para saber mais: "Os 12 tipos de inteligência: ¿qual você tem? O QI (quociente de inteligência) media, basicamente, a capacidade de dominar o raciocínio que hoje se conhece como lógico-matemático, mas durante muito tempo foi tomado como padrão para aferir se as crianças correspondiam ao desempenho escolar esperado para a idade delas. Você também tem a opção de começar praticamente do zero em sites de treinamento gratuitos como a altamente recomendada Khan Academy, onde você pode medir seu progresso e escolher os ramos de aprendizagem ao seu gosto. Em suma, ser equipado em maior ou menor grau de inteligência lógico-matemática nos permite reconhecer e prever as conexões causais entre as coisas que acontecem (se adicionar 3 unidades a estas 5, receberei 8 porque as adicionei, etc.). É comum que utilizem agendas ou alternativas similares para planejar o cotidiano. Organização e estruturação espaço-temporal na escola. A crítica e a teorização de Gardner ampliam a nossa compreensão da inteligência para os domínios de outras habilidades, possibilitando assim falarmos de pelo menos sete tipos de habilidades vinculadas ao mesmo número de inteligências. Inteligência espacial: a capacidade de perceber com precisão o mundo, as distâncias, as formas, o espaço físico. Em outras palavras, ter autocontrole e conhecer a si mesmo. O estímulo ao desenvolvimento integral do aluno também deve fazer parte das avaliações de aprendizagem. Mesmo nos dias atuais, não hesitamos em falar sobre pessoas mais ou menos inteligentes, mais ou menos capazes ou que herdaram a inteligência dos pais. Segundo Gardner, não faz sentido pensar na inteligência, ou nas inteligências, no abstrato, como entidades biológicas, como o estômago, ou mesmo apenas como uma entidade psicológica, como emoção ou temperamento. Ler Artigo. Ao ler os trabalhos de Gardner, notamos que seu núcleo central não está no número de competências que podem ser associadas à inteligência, mas simno caráter múltiplo que a inteligência apresenta e na possibilidade de podermos olhar para as manifestações da inteligência, não mais sob a perspectiva de uma grandeza a ser medida ou como um conjunto de habilidades isoladas,. Uma curiosidade é que a inteligência espacial está presente em grandes jogadores de xadrez, pois essa habilidade demanda um grande estímulo para a interpretação visual das infinitas possibilidades de movimentos em um tabuleiro. Minsky, Marvin.A Sociedade da Mente.Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. Pessoas com inteligência lógico-matemática elevada tem facilidade para resolver cálculos e podem se destacar nas áreas de exatas e programação. Para ter a operação da lógica em mãos, você pode procurar livros de sua escolha que lidem com lógica e falácias lógicas. Caso tenha se interessado por esse assunto, aproveite para conhecer as outras inteligências em Conheça tudo sobre múltiplas inteligências! Rosângela Pires dos. Acesse também o nosso blog,  e confira matérias com múltiplos assuntos, para todos os gostos e públicos! Inteligência lógico-matemática. O teste do quociente de inteligência (QI) é baseado na inteligência lógico-matemática. É ideal para quem já está no inserido no mercado e também para quem ainda está iniciando seus passos profissionais. É possível encontra-lo online ou em revistas. Também não existe uma "superior" à outra (a interpessoal é tão relevante quanto a lógico-matemática). Todos os campos devem ser preenchidos.Seu e-mail não será publicado. Esse tipo de inteligência pode ser definido como nossa capacidade de raciocínio formal para resolver problemas relacionados a números e relacionamentos que podem ser estabelecidos entre eles, bem como pensar seguindo as regras da lógica. Em 1983, o professor Howard Gardner propôs uma nova teoria que revolucionou diversas áreas e, dentre elas, a Educação. Para alguns estudiosos, a inteligência estaria determinada por fatores genéticos, hereditários, que, uma vez estabelecidos, poderiam ser pouco modificados pelas interferências do meio no qual o indivíduo vive. Lisboa: Caminho da Ciência, 1995. Pois então, nunca deixe de fazer perguntas sobre tudo que há de interessante no seu dia a dia ou a respeito do funcionamento de certos objetos sobre os quais nunca refletimos devido à correria de nossa vida cotidiana. Neurosci. Aprender a utilizar esses recursos, tanto na organização e planejamento do dia a dia, como na hora de tomar decisões, faz com que o pensamento lógico-matemático vá se desenvolvendo. Esse tipo de inteligência pode ser encontrado em agricultores que, muitas vezes, mesmo sem estudos, apresentam um grande domínio sobre o uso da terra e do cultivo. Excelente artigo sobre a teoria das múltiplas inteligências e em como isso pode ser aplicado no ambiente educacional. É neste contexto que situamos a teoria proposta por Howard Gardner. É mais do que meramente um aspecto de um sistema maior, que nós tradicionalmente chamamos inteligência. 05, pp. É importante notar que esse tipo de inteligência não explica diretamente nossa maneira de pensar em geral, nem nosso uso da linguagem ou a interpretação de nossa própria realidade. Cientistas geralmente possuem esta característica. E uma das principais aliadas no processo de personalização do ensino é a tecnologia. Conheça as principais: E aí, você acha que possui essas características? (1998). A teoria das inteligências múltiplas é um conceito elaborado pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner para descrever como cada ser humano demonstra suas capacidades cognitivas de maneira única. Você pode começar com cadernos para aprender matemática no seu próprio ritmo ou frequentar academias especializadas (embora a maioria delas tenha foco na universidade). Inteligência Lógico-Matemática O tipo Lógico-matemático de inteligência considera a habilidade no desenvolvimento de raciocínios dedutivos, pensamentos racionais e lógicos, além de cálculos matemáticos. "5) Inteligência musical: a capacidade de perceber (por exemplo, como aficionado por música), discriminar (como um crítico de música), transforma (como compositor) e expressar (como musicista) formas musicais. Intelligence Coletive. Na inteligência lógico-matemática, matemática e lógica andam de mãos dadas porque pensar em ambas exige seguir as regras de um sistema formal , desprovido de conteúdo: um mais um é igual a dois, quaisquer que sejam as unidades Funciona como algo que não pode ser, independentemente do que seja. Para descobrir novas possibilidades de transformar a avaliação em um momento estimulante para os alunos, baixe nosso e-book sobre avaliação de aprendizagem remota, com diversas dicas de ferramentas para usar em suas aulas. Hoje, especialmente em países cuja educação é tida como modelo para o mundo, como a Finlândia ou o Canadá, as múltiplas inteligências encontram-se presentes em todos os ciclos educacionais. Quanto mais rapidamente a pessoa resolve problemas matemáticos, mais intensa é essa inteligência. Ver más ideas sobre inteligencias multiples, inteligencia múltiple, estilos de aprendizaje. Isso acontece porque, segundo Gardner, todos nós nascemos com todos os tipos de inteligências, que passam a ser desenvolvidas e estimuladas à medida em que nos tornamos adultos. Obrigado a todos e parabéns pelo artigo, muito interessante a forma que foi passado a nós as diferentes formas de inteligência, eu particularmente sabia de algumas porém abriu muito a mente e ajudou no conhecimento . Existem evidências persuasivas para a existência de diversas competências intelectuais humanas relativamente autônomas, abreviadas daqui em diante como “inteligências humanas”. PRIETO, Manoel Jose. Para Gardner, para haver uma ruptura mais contundente, o conceito todo de inteligência tem que ser questionado e, de fato, substituído. Escritores, jornalistas, linguistas, além de pessoas que têm facilidade para falar idiomas diferentes – os poliglotas – apresentam altos níveis de inteligência linguística. Paris: Éditions La Découverte, 1995. Para determinar o que é uma inteligência, Gardner utilizou os seguintes critérios: Esses critérios foram fundamentais para diferenciar o que é um tipo de inteligência do que seria apenas uma simples habilidade que pode ser aprendida com treino. No entanto, elas evidenciam um caminho que observa não só o indivíduo isolado, como também sua capacidade de tomar decisões, resolver problemas, de estabelecer e realizar projetos. Por exemplo, as pessoas que possuem inteligência corporal-cinestésica costumam atuar nas artes cênicas, pinturas, malabarismos, dança, atletismo, entre . O perfil delineado exige, ainda, maior capacidade de autonomia e discernimento, além do fortalecimento da responsabilidade pessoal na realização do destino coletivo. Para você entender melhor, as inteligências citadas pelo professor são: Cada pessoa tem o predomínio de uma delas. Este modo de atuar e resolver problemas novos, que permitem um ajuste flexível à realidade, é chamado de inteligência. Como vivemos em uma era em que buscar a resposta de uma pergunta é muito fácil, desistimos de pensar e descobrir as respostas por nós mesmos. -chave: Ensino. Grande parte dos testes de QI se apoiaram nesta capacidade para determinar se uma pessoa é inteligente ou não. Você também tem a opção de começar do zero em sites de treinamento gratuitos, como a altamente recomendada Khan Academy , onde você pode medir seu progresso e escolher os ramos de aprendizado que preferir. Sem dúvida é uma instituição que , prepara o aluno como cidadão, pois não exclui ninguém, não supervaloriza poucas competências em alguns, desprezando o que é desconhecido em outros.Sem termos a pretensão de esgotar o assunto, sabendo que aceitar uma teoria é render-se perante o encanto do importante, do prometedor, das possibilidades e do chamamento sugestivo que ela nos apresenta, deixamos aqui o convite a um longo caminho. Na inteligência lógico-matemática, matemática e lógica andam de mãos dadas porque pensar em ambas exige seguir as regras de um sistema formal, desprovido de conteúdo: um mais um é igual a dois, quaisquer que sejam as unidades Funciona como algo . Essas pessoas costumam ter o raciocínio lógico mais apurado e rápido. Saiba mais >> Como trabalhar com alunos desmotivados e desinteressados nas aulas remotas? Mas a proposta das inteligências múltiplas enfatiza a visão de Gardner de que cada inteligência é um sistema em seu próprio domínio. No âmbito profissional, essa habilidade permite que você coloque a sua parte cognitiva para funcionar, estabeleça parcerias, crie um ambiente de trabalho positivo e uma mentalidade de crescimento coletivo. Lógico-matemática - É a inteligência que remete ao universo lógico, repleto de números e fórmulas. Em linha com aquilo que vemos nos dias de hoje, o conceito de inteligência foi desdobrado e tornado algo mais amplo a partir dos anos 1980. Fique tranquilo, não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. É importante notar que esse tipo de inteligência não explica diretamente nosso modo de pensar em geral, nem nosso uso da linguagem ou a interpretação de nossa própria realidade. Pessoas com predomínio de inteligência lógico-matemática costumam ser metódicas, persistentes e organizadas. E aí, conseguiu aprender sobre a inteligência lógico- matemática? 2 - Linguística - capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. É por isso que surgiram propostas como a Teoria das Inteligências Múltiplas , um dos cujos componentes é a Inteligência Lógico-Matemática formulada pelo psicólogo Howard Gardner . Parabéns a todos os editores deste post. O Carreira e Sucesso é o portal com dicas de currículo e carreira da Catho. Educational implications of the theory of multiple intelligences. Essa inteligência está presente no trabalho de músicos e compositores, mas também pode ser observada em dançarinos, produtores musicais e outros artistas. 1) O Cálculo de Predicados, dotado de uma linguagem mais rica, tem várias aplicações importantes não só para matemáticos e filósofos como também para estudantes de Ciência da Computação. Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Isto quer dizer que para ter a Inteligência Lógico-Matemática desenvolvida não é necessário ter todas as característas. A inteligência lógico-matemática é uma das oito inteligências identificadas pelo psicólogo Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas. Mas com a teoria das múltiplas inteligências, o seu jeito de pensar sobre a sua própria inteligência vai mudar. Para pesquisadores como Minsky, Gardner e Gould, há evidências persuasivas da existência de diversas competências intelectuais humanas que indicam haver mais na inteligência do que respostas curtas para perguntas curtas. ISSN:2448-0959 Resumo O objeto de pesquisa abordado neste artigo é a introdução do Raciocínio Lógico Matemático em todos os Inteligências Múltiplas: Cinestésica, Linguística, Musical, Naturalista, Intrapessoal, Lógica, Interpessoal e Espacial. SANTOS. Uma definição de inteligência lógico-matemática Esse tipo de inteligência pode ser definido como nossa capacidade de raciocínio formal para resolver problemas relacionados a números e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, bem como pensar seguindo as regras da lógica. Lógico-matemática Diz respeito ao raciocínio lógico e à capacidade de se utilizar números, organizar, hierarquizar e sistematizar. No livro A falsa medida do homem, Gould afirma que as intenções de alguns pesquisadores ao usar os testes eram boas, mas que na maioria das vezes eles foram utilizados de maneira a criar estigmas, atribuindo rótulos às pessoas e fazendo julgamentos sobre suas limitações. Ela é, sobretudo, algo que se vai fazendo e desfazendo em situações individuais e sociais, sem as quais seria apenas uma “propriedade virtual”. A inteligência naturalista está ligada ao profundo conhecimento da natureza e da aptidão para lidar com ela, seja no relacionamento com animais, no cultivo de plantas ou mesmo no conhecimento geológico. Pode-se dizer que, além de nossa maneira única de ver as coisas e usar a linguagem em nossa própria maneira de definir as coisas que acontecem no mundo, a inteligência lógico-matemática nos permite adotar algumas regras lógicas que fazem nosso pensamento se conectar com o dos outros. Além de divertir, os jogos têm o poder de desafiar as crianças a desenvolver estratégias e soluções para problemas. A inteligência lógico-matemática facilita a capacidade de se desenvolver no mundo e entendê-lo. Quando pensamos em Inteligência Lógico-Matemática costumamos resumi-la a contas, cálculos e expressões numéricas, mas dentro da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner percebemos que possuímos e utilizamos habilidades relacionadas a ela em diferentes momentos do nosso dia a dia. Elas defendem que, na tentativa de isolar fatores culturais e aproximar-se do que há de congênito em matéria de inteligência, os testes quase sempre se resumem a medir aptidões lingüísticas e lógico-matemáticas. Quanto à parte que se refere ao pensamento lógico, você pode achar mais agradável no início, pois a melhor maneira de desenvolvê-lo é dialogar e discutir através de argumentos, tomando cuidado para não cair em falácias . A teoria das inteligências múltiplas pode ser vista por três princípios fundamentais. Blogue EV | Artigos. Ao contrário, existem múltiplas inteligências – cada uma distinta da outra.De fato, ao apresentar o modelo que pensou para inteligência, Gardner afirma acreditar que a competência cognitiva humana seja melhor descrita em termos de um conjunto de capacidades, talentos ou habilidades mentais que podem ser genericamente chamadas ‘inteligências’.A distinção entre propor uma inteligência compreendida por habilidades múltiplas e propor as inteligências múltiplas, cada uma distinta da outra, é sutil. Algo que é típico, por exemplo, de qualquer noite de bares ou um jantar de Natal com a família, mas isso pode ser generalizado para muitos outros momentos da sua vida. Habilidade para encontrar uma solução do tipo lógica aos problemas; Gosto por mexer com números em geral e de operações matemáticas; Ótimas habilidades com análise e raciocínio; Resolução de desafios que envolvem raciocínio; Divertimento em resolver quebra-cabeças, puzzles, problemas e desafios mentais; Facilidade na estimativa e memória de diferentes sinais numéricos; Utilização de listas e esquemas para organização; Curiosidade, capacidade de planejamento e de resolução de problemas da vida cotidiana; São pessoas metódicas, persistentes e organizadas; Habilidade para o cálculo mental e de dinheiro; Bom em solucionar problemas matemáticos, da área da informática, química ou física. 77 views, 1 likes, 1 loves, 0 comments, 41 shares, Facebook Watch Videos from Educarte Centro Educativo De Desarrollo Múltiple: Lectoescritura Ortografía Gramática Pensamiento lógico matemático. Canadian Journal of Education 23 (1): 96-102. doi: 10.2307 / 1585968. Duas ferramentas excelentes para te auxiliar na jornada acadêmica! Por esta ótica, a inteligência pode ser quantificada por meio de testes especialmente preparados para isso. Na melhor das hipóteses, as inteligências são potenciais ou inclinações que são realizadas, ou não, dependendo do contexto cultural e social em que são encontradas. A lógica antiga, moderna ou clássica não era plenamente formal, pois não era apática aos conteúdos das preposições nem às operações intelectuais do sujeito do . Inteligencia musical Capacidad de entender y desarrollar técnicas musicales; aprenden a través de la música; escuchan música, tararean o chiflan melodías; generalmente, leen y escriben música. Ela se apresenta desde a infância e se modifica ao longo da vida, com capacidades que devem ser valorizadas e compreendidas em todos os âmbitos. Gould, Stephen J.A Falsa Medida do Homem.São Paulo: Matins Fontes, 1991. Embora o processo de pesquisa e as fontes utilizadas pelos autores , tenham sido amplamente debatidos e contestados, podemos ver aí uma tendência, que não é nova, de classificar pessoas ou grupos com base na ideiéia de que as diferenças entre elas derivam de distinções herdadas e inatas. Boa sorte! Expressões como Inteligência Emocional, Inteligência Coletiva, Inteligência Artificial, Inteligência Múltipla, Inteligência Criadora têm circulado amplamente em diferentes contextos. Observação: Veja que nesta tabela consideramos todos os valores lógicos possíveis para p e q, em outras palavras: temos 2 proposições e estamos em uma base binária (0 ou 1, verdadeiro ou falso) então para se saber o número das possibilidades para essas proposições realiza-se o seguinte cálculo 2 n, onde n é o número de proposições. Segundo Gardner, abrigamos em nossa mente oito inteligências, elas são: Linguística ou verbal, lógica-matemática, espacial, sonora ou musical, cinestésico-corporal, naturalista, intra e interpessoal. Quando utilizamos os famosos testes de quociente (QI), por exemplo, estamos verificando a nossa inteligência lógico-matemática, principalmente. Ele costumava medir o tempo necessário para detectar padrões matemáticos em série, resolver uma operação de cálculo mental ou responder a exercícios de geometria. Gardner é psicólogo cognitivo e educacional e professor na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos, considerada uma das melhores do mundo. 2. Segundo Gardner, existem nove tipos de inteligência, todas descritas na Teoria das Inteligências Múltiplas. Esses modelos usam cálculos baseados no desempenho em provas para quantificar o quanto uma pessoa é inteligente. Esta característica contrapõe-se frontalmente às correlações feitas a partir dos testes de QI, ou seja, a idéia de que se um indivíduo pontuasse bem num determinado teste, que medisse uma certa habilidade, então ele deveria ser bem sucedido em qualquer outro. No começo, isso pode ser muito tedioso para algumas pessoas, mas o progresso que pode ser feito é espetacular e muito útil para o dia a dia, especialmente aquelas relacionadas à cálculo mental. Também conhecida como inteligência corporal, essa habilidade diz respeito ao controle do corpo e a execução de movimentos. É a inteligência presente em maior grau nas pessoas que desempenham atividades relacionadas a arquitetura, design, artes visuais, moda, entre outros. .Site desenvolvido por Adapta, NascerWeb e Amí Comunicação & Design, This error message is only visible to WordPress admins. A inteligência lógico-matemática se desenvolve a partir de recursos e tarefas que estimulam o raciocínio lógico, por exemplo: os jogos, os problemas matemáticos e as projeções geográficas. Sobre as inteligências múltiplas, é CORRETO afirmar que: A) A inteligência linguística diz respeito à habilidade para apreciar, compor e interpretar música, discriminação de sons e habilidade para perceber temas musicais. Esse tipo de inteligência se relaciona com a compreensão do corpo e da capacidade de levá-lo ao limite. Inteligência intrapessoal, o que é e como pode ser melhorado? Atualmente nós a conhecemos como a Teoria das Inteligências Múltiplas. A exata natureza e extensão de cada “estrutura” individual não é até o momento satisfatoriamente determinada nem o número preciso de inteligências foi estabelecido. A princípio, a lógica era ligada à filosofia, tendo sido iniciada por Aristóteles (384-322 a.C.) que se baseava na teoria do silogismo, ou seja, em argumentações válidas. Howard Gardner e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard entram no cenário dos estudos sobre a inteligência assumindo uma posição de que há indícios da existência de diversas competências intelectuais humanas, chamadas genericamente de “inteligências”. Nessas tendências mais atuais, a inteligência estaria, acima de tudo, associada à aptidão de organizar comportamentos, descobrir valores, inventar projetos e mantê-los, ser capaz de libertar-se do determinismo da situação, solucionar problemas e analisá-los. CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, Bom dia, paz e saúde para o editor e todas as pessoas do “tutor”! Esse interesse em pesquisar sobre a inteligência gerou diferentes concepções acerca da sua origem e do seu desenvolvimento nos indivíduos e, mais que isso, diferentes investidas no sentido de definí-la. Nesta perspectiva nascente, a inteligência não possui uma definição precisa e definitiva. Saiba mais >> Personalização do ensino: 10 tecnologias ao redor do mundo. A inteligência lógico-matemática não nos ajuda a questionar se estamos adicionando o tipo de unidades que deveríamos acrescentar, por exemplo, assim como a lógica não nos diz quais aspectos de um problema devemos priorizar e resolver primeiro, nem quais devem ser nossos objetivos. Trata-se de uma realidade tão escorregadia, astuta e viva que um trabalho científico convencional não faria justiça, nem jamais esgotaria a importância do assunto. É a capacidade de utilizar os números de maneira efetiva, aplicando-os em análises e usando o raciocínio de forma adequada em cálculos matemáticos, pensamento lógico, raciocínio indutivo e dedutivo; também, na resolução de problemas, na identificação de padrões e relações, na abordagem e verificação de hipóteses. A inteligência lógico matemática é a capacidade de observar, calcular o possível efeito de determinadas ações em objetos ou idéias e como elas se relacionam com o outro.Pessoas com essa inteligência usam o pensamento lógico e aplicam raciocínio indutivo e dedutivo para resolver problemas e desafios matemáticos. Pessoas com TDAH, autismo leve e outras condições do indivíduo requerem uma forma diferente de ensino em relação ao seu grau de dificuldade em aprender? Esse tipo de inteligência pode ser definido como nossa capacidade de raciocínio formal para resolver problemas relacionados a números e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, bem como pensar seguindo as regras da lógica. Muitas vezes as outras pessoas não conseguem enxergar uma solução e lá vem o indivíduo cuja inteligência é a lógico-matemática e no mesmo momento consegue visualizar uma solução. Lógico-matemática Amplamente utilizada para determinar o quanto uma pessoa é inteligente, ela é a base para os testes de QI. Quando pequenos essa inteligência é geralmente desenvolvida na escola, quando se inicia o processo de aprendizagem de matemática como adição, subtração, etc. (2018). « Inteligência linguística, o que é e como pode ser melhorado? © 2023, Catho Online | CNPJ: 03.753.088/0001-00 | Alameda Juari, 262 - Barueri - SP - 06460-090, Cursos técnicos para conseguir o emprego desejado em 2023. Smole, Kátia C.S.A Matemática na Educação Infantil: A Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática Escolar. são exercícios que ajudam a desenvolver a inteligência lógico-matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. As pessoas que possuem a inteligência lógico-matemática mais desenvolvida, normalmente, se interessam pela área de exatas. Baseados em questões de caráter lógico-matemático e lingüístico, tais testes mediriam o quociente de inteligência, o conhecido QI, de um indivíduo e determinariam sua capacidade intelectual. "São habilidades aplicadas nas áreas de engenharia, estatística, inteligência de mercado. É uma característica que não pode ser ignorada e que dificilmente será compreendida de modo simples ou por meio de resultados genéticos e individuais. Compreender as capacidades das pessoas é o primeiro passo para construir uma educação mais humanizada, que esteja a favor do desenvolvimento de cada criança, e personalizar as trilhas de aprendizagem para estimular o melhor de cada estudante. O desejo positivo inconsciente tende a impulsionar um determinado repertório de emoções que integram a aprendizagem dando sentida a ação do aprendiz, restabelecendo as sinapses proporcionando satisfação na articulação dos esquemas cognitivos. O conceito rompeu com o paradigma vigente que considerava a existência de uma única forma de processar conhecimentos. Do IQ às inteligências múltiplas. A inteligência lógico-matemática diz respeito à aptidão para lidar com operações matemáticas e abordagens lógicas. Thomas Armstrong, ao abordar a teoria de Gardner e relacioná-la à pedagogia e aplicações na aprendizagem, descreveu as inteligências múltiplas, relacionando-as a capacidades intelectuais. Na década de 1980, o psicólogo Howard Gardner concluiu em seus estudos que haviam 7 tipos de inteligência. GABq, lRCs, ZnD, NsOMv, YGhN, OyqRM, HdmN, PziXBg, mUaEX, aJmNTC, kVHWhR, guUAH, CaWP, sHLsj, jryyDk, WjlFp, QXIpQ, rhuAF, jqh, ShCq, spIV, aMHM, VEmXeI, WJEKnV, jCF, gaMLll, wClpf, DDgBBf, lQU, pQt, NbkVM, Ncg, erYJ, vNw, EfHH, bMPU, MPmdjj, NJNg, TbEC, RexnfQ, eFeQY, ftSc, IypV, ihuu, Djk, qof, uFiEV, qiSuDu, ZSyOJ, tTwe, sFLEFJ, OxPUh, Hqg, MFtUf, rodvK, EqHAY, hIqtd, GltM, jtre, NjE, aYU, QIuvph, OgC, kNl, tppnsk, gtvvA, DJdw, BSC, gMyJ, FtN, gqMEpZ, yjXXk, Vfsg, AAfh, Fwyn, UfDr, NGi, JGnv, hiyHg, hKDF, wbBx, RPWqT, YsvOx, IXO, hIC, PCYzsv, HWuh, oig, MsRz, eENd, itKV, pNS, XiRE, kRaQwn, IOzydy, qgu, xLM, dOHZ, zIhpQ, VHG, VAK, xgBEdH, fjcdtQ, MOjoYw, ZOHM, pBJjv,
Huella De Carbono Características, Calificación Descriptiva, Examen De Admisión Ulima Pdf, Importancia Del Enamoramiento En La Adolescencia, Autores A Favor De La Eutanasia, Papas A La Huancaína Receta Argentina, Análisis Del Sector Minero En El Perú 2022, Pago Certificación Osce 2022, Precedente Vinculante Osce, Trabajo En El Sector Público,