As leituras dos livros de Freire indicam que a educação libertadora não nasceu no espaço escolar. Nota: Citação atribuída a Paulo Freire no livro "Começando bem, frases e pensamentos", de Carlos H. Biagolini (2009). É poder refletir e acreditar que tudo está interligado e que os percalços dessa era planetária podem ser compreendidos pela proposta de Morin sobre a Teoria da Complexidade, pois necessitam dialogar com a interdisciplinaridade no universo das práticas profissionais e, acima de tudo, buscar por sua aplicabilidade e efetividade no saber prático. Open navigation menu. Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil. 25. Discover. Doação que se funda numa das manifestações da ideologia da opressáo – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação d ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro. Assim como está sendo para a saúde, é muito difícil. A reflexão e o pensar de Paulo Freire sobre a educação brasileira reconhece o valor da dignidade da pessoa humana como sujeito e como fim, nunca como meio; sendo inerente ao ser humano a razão da igualdade entre todos os homens e mulheres, por isso aborda-se e dá-se ênfase inicial  ao livro Educação como Prática de Liberdade e a partir do capítulo em que faz a abordagem sobre “a realidade vivenciada pela sociedade brasileira, como uma sociedade em transição, pois entende-se que transição significa mais que mudanças, porque implica na marcha que faz a sociedade procurar novos temas, novas tarefas e sua objetivação”9. Pedagogia do oprimido. Todos nós sabemos alguma coisa. Aliás, todas as vezes que você faz alguma coisa e todos e todas acham completo, perfeito, concreto, acabado é sinal de que você não atingiu o que desejava. Paulo Freire Tweet. O medo da liberdade surge a partir da prescrição. Acreditou e criou uma pedagogia que potencializasse aos jovens e adultos, a autonomia, bem como os tornasse sujeitos capazes de reconstruir a realidade em que vivem, em busca da justiça social. A irmã Stela foi professora primária do Estado. É preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro, que embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. 1. Neste interin é questionar: Por que não se desenvolveu uma concepção de educação de caráter progressista no contexto da realidade brasileira?Teve como objetivo geral refletir sobre a tendência pedagógica, instrumento que a Ciência da Educação oferece para a compreensão da realidade social educacional brasileira, identificando as transformações  culturais, econômicas e políticas que tornaram possível  o surgimento da teoria de Paulo Freire, uma teoria moderna de organização revolucionária  do conhecimento. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, 2011. Pedagogia do oprimido. Desta forma, para superar a visão tradicional e conservadora do processo educativo, que coloca o educador na condição de ser superior em relação ao educando e este na condição de objeto, Paulo Freire vem propor que tanto educador quanto educando sejam colocados na mesma condição de igualdade, ambos como sujeito do processo educativo e que tenha um método que potencialize essa mudança. Paulo Freire. Fundamentalmente, cremos que uma questão que se coloca é a forma como Freire possibilita compreender a concepção de homem e de mundo, bem como a tendência pedagógica que defende, argumenta e a credita ser a chave para a transformaçãao social. Freire não era alguém que apenas falava e escrevia em relação ao diálogo. Neste texto, apresenta-se uma sntese do pensamento de Paulo Freire, principalmente no que se relaciona s suas concepes acerca de educao, de educao bancria e de educao dialgica. Em resumo, é aprender a ler nas desigualdades do capitalismo os caminhos que possam levar à alteração dessa mesma sociedade. Contrário à proposta da educação bancária, propõe a educação libertadora, pensada por Freire, através de seu método, na qual propõe que os sujeitos envolvidos no processo educativo percebam na educação a possibilidade de transformação da sociedade, a possibilidade de “ser mais”, de atuação e participação na realidade social, uma vez que a educação tradicional, aquela que pauta-se unicamente na importância do professor como agente e detentor do saber, em que o aluno, não tem papel ativo na sociedade, apenas de obediência, de submissão, e que percebe a realidade como algo dado, pré-determinada e que não pode ser mudada, pelo menos não consegue mudar com as próprias forças5. Santo Domingo: Uasd, 2004. É reconhecido internacionalmente por causa de suas contribuições à prática pedagógica em diversos países, principalmente, nos que são dependentes das grandes economias. O modo de produção da sociedade determina além da estratificação social e de educação o modo de pensar e agir dos indivíduos na sociedade. Por conseguinte, surgiu no contexto da busca por melhores condições de trabalho da classe trabalhadora. Pois os estudantes são estimulados a memorizar o conteúdo . Onde, para o oprimido o saber mais importante é ter uma consciência da realidade em que vive. Para Paulo Freire, “[...] ninguém educa ninguém, ningém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”10 (BORGES, 2011). 6 ed. In this interim it is to ask: Why has not a progressive conception of education developed in the context of the Brazilian reality? Ensinar não é transferir conhecimento. Freire, P. (1996). PAULO FREIRÉ PENSAMIENTO EDUCACIONAL TEORIA Y METODO Y FORTALEZA DE SU EPISTEMOLLOGÍA PENSAMIENTO Title NACIO EN RECIFE (BRASIL) EL 19 DE SEP. DE 1921 "Yo hice la escuela primaria exactamente en el periodo más duro del hambre. Read this book now. Ninguém sabe tudo. O questionamento que vem à mente é: se o processo educativo contemporâneo fundamenta-se em algum modelo específico de homem a ser formado ou se a sua característica permanece em não privilegiar nenhum deles? Necessitamos de “[...] uma educação para a decisão, para a responsabilidade social e política7”. A pedagogia de Freire nos faz pensar que o conhecimento do mundo pode mudar em face das influências que recebemos e que determinam o nosso olhar. Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro reconhecido internacionalmente por sua práxis educativa. São assim porque se pautam pela transformação do conhecimento, não trabalhando como elementos de cunho mais questionador da ordem social, política, econômica e cultural na qual os alunos serão inseridos. Paulo Freire não é, ainda bem, uma unanimidade. FREIRE, P. (1979). Paulo Freire deverá ser comparado a Vygotsky porque esse autor afirma que o desenvolvimento cognitivo não pode ser entendido sem referência ao contexto social, histórico, e cultural em que ocorre, já que os processos mentais superiores (o pensamento, linguagem, conduta volitiva) do indivíduo tem origem nos processos sociais.14 (LUCKESI, 1994, p.54 ) Educação e Mudança. Dessa forma, pode-se sintetizar a Pedagogia progressista baseada no pensamento de Paulo Freire26: No livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire deixa claro que a educação sozinha não poderá decidir sobre os caminhos da história; entretanto, mostra como uma educação transformadora pode contribuir para mudar o rumo das coisas. Realizamos um estudo bibliográfico das obras de Paulo Freire e de autores da Ao mesmo tempo em que alfabetizava em tempo recorde, trazia um exercício de cidadania por meio de debates. A sociologia de Bourdieu vai investigar dialeticamente a questão fundamental que se coloca entre dois elementos fundamentais, exterioridade e interiorização ou internalização, ou seja, de que forma nossas ações refletem o que se encontra presente no contexto da sociedade? A questão pertinente à estrutura social faz refletir que a escola e o processo educativo não se encontram imunes às determinações presentes nessa estrutura. El artículo analiza la contribución de José Martí y Paulo Freire en la constitución de un imaginario pedagógico latinoamericano. Paulo Freire. São Paulo: Centauro. a) Ensinar exige rigorosidade metódica: reforçar no educando a capacidade crítica, a curiosidade, a inssubmissão, trabalhar com ele a rigorosidade metódica com que deve se aproximar dos objetivos cognossíveis; evidenciar-lhe que é tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto estar aberto e apto à produção de conhecimento ainda não existente (op.cit.p.28). Ser, para eles, é ter e ter como classe que tem. Nessa direção é que Freire aposta numa prática educativa e que problematiza as temáticas a serem estudadas, a partir da sua materialidade na vida social dos educandos, para que a leitura da palavra seja feita à luz das realidades existentes, contextualizando-se a palavra enquanto tema gerador de discussão, debate, no diálogo travado no interior do espaço escolar, especificamente, na sala de aula. Metodologia científica. Na visão freiriana essas características impedem a mobilidade social vertical, devido ao alto índice de analfabetismo. El gusto por la libertad en Freire, su respeto por la alteridad y su postura democrática vinculada a la . Paulo Freire propone la búsqueda de la autonomía en la educación abogando por la estrategia de "acción-reflexión-acción". Instrumentalização Científica. A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo. O problema foi a associação do seu . Los profesores contestan a preguntas que los alumnos no han hecho Mi visión de la alfabetización va más allá del ba, be, bi, bo, 25 ed. 2. (CHINAZZO, 2010 p.208). Na visão bancária da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Conscientes e organizados, os oprimidos podem libertar-se da opressão. Baseando-se nessas concepes, faz-se uma reflexo sobre a atualidade do . Estudio letras y se doctoro en 1959 en Filosofia e Historia de la educacion con la tesis " " Una Francielli Barbara Pinto Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras Professora EBTT do Instituto Federal do Sul de Minas . El relato de la influencia del pensamiento de Paulo Freire en Colombia se relaciona principalmente con el análisis de lo que en su pedagogía fue central: identificar, problematizar y transformar las situaciones de opresión. Paulo Freire. ...só acredito em um único e irremediável destino para o ser humano: ser sempre mais. Essa é a sua importância fundamental para o fortalecimento das democracias ativas e participativas e para a defesa e exercício do direito humano à educação. Paulo Freire's work has influenced people working in education, community development, community health and many other fields. p.45). Sua teoria, a Pedagogia Libertadora, enriqueceu-se cada vez mais, à medida que participava de novas experiências nas mais diversas partes do mundo. Prepara suas aulas, mas num segundo momento se encontra dialogicamente com os educandos, que também são educadores, e reflete criticamente acerca do objeto cognoscível. According to Paulo Freire, the purpose of teaching is to support the student's critical sense, so they are not easy to dominate but able to act. Nota: Citação atribuída a Paulo Freire no livro "Começando bem, frases e pensamentos", de Carlos H. Biagolini (2009). Además, se propone demostrar la relevancia y el legado de Freire para la educación en el mundo, especialmente, para América Latina. Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato: Além de Paulo, o casal teve mais dois filhos e uma filha. Freire, P. (1979). Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias. Freire, P. (1979). Vale destacar que “[...] a ditadura militar permaneceu no poder por mais de 20 anos. Paulo Freire propõe a educação com efetividade, evidenciando, para isso, uma relação pedagógica cultural que prioriza a participação do educando, sobretudo a sua autonomia, estabelecendo, para isso, uma prática dialógica na escola. In: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Cotrin, G. (1993) Fundamentos da Filosofia. Pedagogia do oprimido. Cit. The oppressors only try to change the mind-set of the oppressed - not the situation which . Por isso, torna-se alienada e alienante. It had as general objective to reflect on the pedagogical trend, an instrument that the Science of Education offers for the understanding of the Brazilian educational social reality, identifying the cultural, economic and political transformations that made possible the emergence of Paulo Freire's theory, a modern theory of revolutionary knowledge organization. São Paulo: Cortez, 1989. Estes, enquanto classe que oprime, nem libertam, nem se libertam”. Paulo Freire. Para tanto, o homem deve se tornar sujeito da sua própria educação. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibiç ões; um ser crítico e inquiridor,  inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento. "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.". [...]  Estendendo-se este princípio aos demais campos da atividade humana, pode-se concluir que somente os oprimidos  são capazes de desenvolver a humanizaçãoe, portanto, o processo civilizatório”. Há também importantes obras escritas sobre Paulo Freir e, como: O que é o Método Paulo Freire de Carlos Rodrigues Brandão (1981). A abordagem de Paulo Freire trata a prática docente sob a forma de educação bancária e educação problematizadora, também chamada de libertadora, porque se propõe a sensiblizar o educando e o educador sobre a realidade social, na qual estão inseridos. Paulo Freire combate incessantemente a concepção ingênua de Pedagogia que  acreditava ser um empecilho para a transformação social e política, porque essa pedagogia se embasa no dogmatismo ingênuo que confia plenamente nas possibilidades do conhecimento do senso comum e basicamente na pedagogia da ingenuidade, cuja ideia é fazer o estudante refletir sobre a maneira ingênua como a maioria das pessoas entende o conhecimento. Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. Freire considered education a force for empowerment and liberation. pensamiento crítico paulo freire by krliitoz_av. "Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas . Educação e Mudança.18 ed. Pedagogia do oprimido. São Paulo:Editora Moderna. A partir dessa premissa e, em função dessa realidade, selecionamos Paulo Freire entre muitos especialistas que se ocuparam em analisar e tecer considerações sobre os sistemas de educação existentes. His influential work Pedagogy of the Oppressed is generally considered one of the foundational texts of the critical pedagogy movement, [37] [38] [39] and was the third most cited book in the social sciences as of 2016 [update] according to . . É preciso inverter: três são os caminhos para o sucesso: a) ensinar o que se sabe, b) praticar o que se ensina e c) perguntar o que se ignora. Pesquisar, para Paulo Freire, é descobrir os elementos singulares no contexto da realidade de indivíduos e grupos. Desse modo, agindo assim, transforma também a si mesmo, fazendo isso, parte de seu desenvolvimento e aprendizado, enquanto ser cognoscente, sujeito ativo, protagonista do processo de construção de saberes necessários à vida. A Tendência Libertadora, também conhecida como a pedagogia do grande Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Palabras clave: realidad vivida. Aprender a ler é saber extrair do texto e do contexto, de forma crítica, é criar ou recriar o mundo da palavra – texto – e a leitura do mundo – contexto -, caracterizado pela vivência e experiências do mundo vivido. Foi um regime marcado pela repressão que retirou os direitos políticos e civis dos cidadãos e promoveu práticas como torturas e assassinatos1.” (SILVA, 2013, p. 68). Paulo Freire. É necessário darmos oportunidade para que os educandos sejam eles mesmos. Pedagogia da Autonomia. Ao contrário, na educação problematizadora, educadores e educandos se educam no diálogo, mediados pelo mundo e ambos tornam-se sujeitos do processo de aprendizagemid,27. Conscientização: teoria e pratica da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Paulo Freire faz a defesa de uma pedagogia dialógicae emancipatória do oprimido, problematizante e participativa, em oposição à pedagogia da classe dominante, que é bancária e domesticadora. 12 ed Rio de Janeiro: Paz e Terra. São Paulo: Paz e Terra, 1996. UNESCO: Unochapecó. Em entrevista concedida a Mario Sergio Cortella e Paulo Tarso Venceslau, em 1992, Paulo Freire comentou sobre a individualidade: "Ao estar no mundo, você faz mais do que olhar e responder às coisas à sua volta por um sistema de comportamento pré-estabelecido. Todos nós ignoramos alguma coisa. 20. 18. Utopias e Esperanças. Bibliografia. Pedagogia da autonomia. Não conheço nenhum texto semelhante que poderíamos ter usado na África do Sul naquele momento como uma forma de compreender e engajar o contexto sul-africano. Além de que, a construção de um conhecimento interdisciplinar pode ocorrer pela instrumentalização do sujeito a partir do seu cotidiano em sala de aula, encontros e seminários. A nossa percepção, bem como a nossa compreensão da natureza, da vida e dos outros, da realidade social em si não é rígida. On the contrary. A interação social é o veículo fundamental para a transmissão dinâmica dos conhecimentos sociais, históricos e culturalmente construídos. No momento atual vivenciamos inúmeras teorias, conceitos e ideias em educação que vão desde o modelo revolucionário, o modelo fenomenalista até o modelo analítico, levando em conta as inúmeras teorias elaboradas que a educação contempla. Freire, P. (1987).Educação como prática de Liberdade. (Op. Um modo muito importante, é como a ação humana deve ser relacionada a estrutura social. Não há docência sem decência. Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar politicamente. Uma pedagogia que conscientiza e politiza. A pedagogia  libertadora não está preocupada apenas com a cultura individual do aluno, nem  em modelar o seu comporatamento para viver em sociedade capitalista, ao contrário, a proposta da pedagogia libertadora é partir dos problemas enfrentados pelo aluno no seu cotidiano, para que ele possa compreender, criticamente, a sua classe social de origem de modo a ter uma prática trasnadformadora da realidade que o cerca. de. (id, p.56). Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro, criador de um método inovador para alfabetização de adultos. Não há verdadeira comunicação entre educador e educandos. Para marcar o Dia Mundial da Educação, selecionamos um texto escrito para os professores "Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra". Tão celebrado mundo afora, Paulo Freire foi contestado em seu próprio país. (op.cit, p.91): 17. A educação é mais autêntica quanto mais desenvolve este ímpeto ontológico de criar. 29. Paulo Freire é bastante expressivo. Como é uma "introdução à pedagogia do oprimido" e como é uma pedagogia da insurgência, os movimentos de resistência e luta, de insurgência, vão criando outras pedagogias possíveis, revisitando e reinventando sua própria pedagogia, como ele mesmo fez: pedagogia da esperança, pedagogia da pergunta, pedagogia da autonomia id.,IB 21, p 11 . Seja bem-vindo (a) ao Paulo Freire: memorial virtual. Paulo Freire was born in 1921 in Recife, Brazil. Outro saber de que não posso duvidar um momento sequer na minha prática educativo-crítica é o de que, como experiência especificamente humana, a educação é uma forma de intervenção no mundo em que o sujeito vive. O professor faz “depósitos de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. 14. Concebe uma teoria pedagógica a partir da práxis, . O que ele pretendia . Quanto mais formos capazes de descobrir por que somos aquilo que somos, tanto mais nos será possível compreender por que é que a realidade é o que é. Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi um educador, escritor e filósofo pernambucano.Tendo sua formação inicial em Direito, Freire desistiu da advocacia e atuou durante o início de sua . Freire, P. (1979). Paulo Freire foi um filósofo, educador e escritor brasileiro que transformou as bases da educação nacional. Só a partir da consolidação do modo de produção capitalista é que a educação se desenvolveu em complexos sistemas de ensino13, . Nessa relação, ao aluno cabia ouvir e aprender os cohecimentos que seus professores transmitiam. Paulo Reglus Neves Freire (19 September 1921 - 2 May 1997) was a Brazilian educator and philosopher who was a leading advocate of critical pedagogy. (id. A maneira como eles me percebem tem importância capital para o meu desempenho. Creio que uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma. 6. As aulas expositivas e a disciplina rígida dão lugar à problematização conjunta que o educador e educandos realizam das relações entre os homens e dos homens com o mundo. Freire ressalta a importância da dimensão cultural no processo de transformação com base na cultura . 10 citações de Paulo Freire. 3. Esse é um dos pontos principais do método, o educador deve fazer a mediação desses saberes, demonstrando ao educando que ele conhece muitas coisas, que surgem de sua realidade. Para ello, establece una aproximación entre la filosofía antigua y el pensamiento del educador brasileño Paulo Freire, en el año de su centenario, tomando los ejercicios espirituales para aprender a vivir, aprender a morir, aprender a leer y aprender a dialogar (Hadot, 2014a) como una apertura para pensar en otras clases posibles y, por tanto, en otros mundos posibles. Mission. Tem como objetivo geral compartilhar o que Freire desenhou no seu imaginário e expressou por meio de suas obras de como deve ser a educação e, consequentemente, a pessoa humana e suas possibilidades para poder compreender a realidade social em que vive, bem como, aquecer o pensamento, com o intuito de locomover-se em direção à transcedência do próprio modo de ser e estar na profissão de professor (a). En línea: https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/06/pensamiento-paulo-freire.html O pensamento político-pedagógico de Freire serviu muito mais à mobilização, à organização, à difícil conquista da representatividade e da cidadania das classes populares do que à manipulação típica dos populismos. Dali passou-se à Europa, onde preside o INODEP (Instituto Ecumênico para o Desenvolvimento dos Povos), que tem sedes em . Ensinar exige comprometimento (op.cit.25) 13. Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. 1 Introdução. Foi inspirado na maiêutica de Sócrates, com isso pretendeu viabilizar uma pedagogia do processo educativo que inicia pelo diálogo, estabelecendo relações humanas capazes de ressurgir uma consciência crítica, ou seja, o indivíduo precisa conhecer acerca da realidade do mundo em que vive3. pensamento de Paulo Freire e sua contribuio para a educao no Brasil Fernanda Silva de Oliveira* Lcia Helena Alvarez Leite** Resumo. Os princípios sobre o ensino cabem, perfeitamente, em qualquer curso das diferentes áreas de ensino. Constata-se que a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire é fruto de suas reflexões e questionamentos, adquiriu um significado incisivo no contexto do pensamento revolucionário universal, uma vez que a relação oprimido-opressor por ele brilhantemente abordada dá-se universalmente. Nuestro país, como el Brasil o Chile en los que Freire tuvo la oportunidad de poner en práctica su pedagogía, Por isso aprendemos sempre. Por isso ela é . 23      (CORTELLA, 2010, p. 57). Por isso aprendemos sempre. Porque o seu trabalho é um trabalho compromissado com as vítimas. Nery, M. C. R.(2010). Resumo: Escrever algo sobre o pensamento de Paulo Freire é lembrar que a sociedade moderna teve como base a cidade e a produção por meio da indústria, fato que implicou na necessidade de expansão do sistema educacional, pois o Estado Moderno passou a exigir a socialização e a aprendizagem das crianças, além do âmbito da família, pois esta, não atendia os novos interesses em jogo relacionados ao convívio na cidade, a participação política e ao preparo para novas funções de trabalho, bem como para o enfrentamento dos avanços tecnológicos e problemas sociais, políticos, econômicos e culturais decorrentes dele. Neste sentido a educação deve ser entendida como uma possibilidade de produção do conhecimento, isto é, uma situação em que os seres humanos são sujeitos. Como impossível seria sairmos na chuva expostos totalmente a ela, sem defesas, e não nos molhar. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Nesse sentido, a pedagogia de freire é libertadora, é progressista: coloca como eixo central a relação educação- política31. A partir das reflexões realizadas neste estudo, é possível perceber que cada um pode contribuir para fomentar discussões sobre a prática educativa que se dá em qualquer e instância da sociedade. Não posso escapar à apreciação dos alunos. Este artículo es una revisión crítica sobre el pensamiento de Paulo Freire en lo concerniente a sus concepciones sobre libertad, justicia y la relación entre estos dos valores, como aporte a una educación ciudadana democrática. As análises “freireanas” apoiam-se no pensamento dialético, na unidade entre a subjetividade e objetividade, entre passado e o futuro, entre o conhecimento anterior e o novo. 26. Tais conhecimentos seriam as experiências adquiridas no meio. Pedagogia da Autonomia. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos. Se destacan tres aspectos: a) América Latina como lugar de elaboración pedagógica, que tiene, en estos dos intelectuales, ideas que soportan esta propuesta; b) la cuestión de la contemporaneidad de la educación en América Latina, donde conviven diferentes . Os educandos, por sua vez, serão tanto melhores, quanto conseguirem arquivar os “depósitos feitos”.22  (BOUFLEUR, 1991, p. 75) Sendo assim, entende-se que Bourdieu inova em sua abordagem da relação entre indivíduo e sociedade, considerando aspectos como o sistema de ensino, os processos de reprodução social, a distinção, as determinações que se fazem presentes a partir do poder simbólico e o conceito de hábitus.12  (NERY, 2005, p.98). O principal conceito de Paulo Freire de educação é que ela é uma forma de conhecimento que se processa por meio da conscientização. Intervenção que além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento. 7. Login. É um momento muito crucial para a educação brasileira. Oliveira, P.S. Elementos Fundamentais da Sociologia de Pierre. Ficou conhecido por ter desenvolvido um método inovador de alfabetização, que o tornou uma inspiração para gerações de professores, principalmente na América Latina e na África. Não existia espaço para discussão, para o debate. Pricing. São Paulo: Ática. A questão da individualidade é fundamental.". 2.1 Contexto histórico do pensamento de Paulo Freire como teórico da educação, Identificar as transformações culturais, econômicas e políticas decorrentes do período  registrado na História do Brasil como governo militar de 1964 a 1985 é muito importante para  entender a consolidação do pensamento de Paulo Freire, expresso na pedagogia libertadora pois, “[...] o golpe civil e militar de abril de 1964 foi fruto de longa conspiração entre políticos da oposição e líderes militares. Ao concluir esta reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire não é difícil afirmar que a educação tem uma relação direta com o desenvolvimento social e econômico de um povo, de um País, no nosso caso, o Brasil. O processo de alfabetização política. 18 ed. Seu método conquistou muitos adeptos entre pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes . Os conflitos entre pontos de vista da sociologia fazem com que voltemos o nosso olhar para diversos dilemas teóricos fundamentais. Para ele, a sectarização é própria dos reacionários, enquanto que a radicalização é própria do revolucionário autêntico32. Para ele, ensinar não poderia ser uma mera transferência de conhecimento, mas, muito mais, uma criação de " possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Educação e Mudança. Bourdieu. Não há modo humano de ser que não seja ser em construção, que não seja ser em Educação é por isso um refazer contínuo na dialética da práxis do homem no e como mundo.24, id,13. 12 ed Rio de Janeiro: Paz e Terra. Não há esperança na pura espera, sem luta. O educador bancário deposita conteúdos no educando, anulando, seu potencial criativo. Como tal, os princípios ético-metodológicos de sua teoria eram constituídos com base no respeito pelo educando e na conquista . Em uma sociedade de estruturas sociais culturais e econômicas opressoras, a pedagogia do dominante nunca vai levar à libertação dos dominados. „Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Su objetivo general era reflexionar sobre la tendencia pedagógica, un instrumento que ofrece la Ciencia de la Educación para la comprensión de la realidad social educativa brasileña, identificando Las transformaciones culturales, económicas y políticas que hicieron posible el surgimiento de la teoría de Paulo Freire, una teoría moderna de la organización revolucionaria del conocimiento. São saberes demandados pela prática educativa em si mesma, qualquer que seja a opção política do educador ou educadora (op.cit, p.12). Freire, P. (1979).. Educação e Mudança.18 ed. No campo da saúde pública, Silva, A. Skip to main content. Para Paulo Freire, liberdade não é saber escolher, como defendem os neoliberais (Friedman, 1982). Entretanto, para contrapor essa corrente, Freire propôs que a ação educativa considerasse os conhecimentos dos quais os estudantes já são portadores. ( op.cit.p.47) Na visão de Freire, a forma como educação vinha sendo praticada no Brasil partia do princípio de que o aluno era objeto da educação e o professor o detentor da ação educativa. (FREIRE, 1979)10 22. Agora a relação é ideológica, sem a tradição educador/educandos, já que ambos são sujeitos do ato cognoscente. "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.". "A pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, terá dois momentos distintos. Na Educação, o essencial é o diálogo entre sujeitos que desejam ser  mais e que se tornam capazes de decisões. Ocorre entre educador e educandos e não há mais essa relação de verticalidade. Nenhuma autoridade docente se exerce ausente desta competência. Paulo Freire (1921-1997) foi um dos mais importantes pedagogos brasileiros. Oliveira declara que de fato temos uma relação de interdependência entre a estrutura social que existe, a educação e até mesmo no próprio sistema escolar. [...] A pedagogia do oprimido é uma pedagogia forjada por ele. Temos o entendimento de que cabe ao educador a difícil tarefa de oferecer condições para que o estudante possa conquistar a liberdade e a paixão de aprender, de buscar novos instrumentos, para que isto se torne possível e mensurável, quanto aos aspectos que o ato de educar sugere. (2005) Sociologia. O educador será tanto a melhor quanto mais conseguir “depositar” nos educandos. O primeiro princípio implica que quem aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender; que ensinar inexiste sem aprender e vice-versa (op. &, Silva, R. (2007). As obras “Pedagogia do oprimido” e “Pedagogia da autonomia” são duas das mais conhecidas reflexões desse professor pesquisador. Meksenas, P. (2005). Por isso aprendemos sempre. A noção de método empregue por Hegel ampara teoricamente a integração permanente entre subjetividade e objetividade que Paulo Freire advoga e defende: A objetividade dicotomizada da subjetividade, a negação desta na análise da realidade ou na ação sobre ela, é Isso não significa, como afirmam alguns setores hoje em dia, que o pensador fosse adepto de uma educação doutrinadora. A frase não está presente na obra "Pedagogia do oprimido", trata-se de um resumo das ideias do autor. Outro saber que devo trazer comigo e que tem que ver com quase todos os de que tenho falado é o de que não é possível exercer a atividade do magistério como se nada ocorresse conosco. Considerando essa visão, Freire propõe métodos para conduzir o processo educativo brasileiro, onde ninguém seja excluído da educação. 1997. Ao falar sobre Educação, Paulo Freire partia de um pressuposto segundo o qual "não há docência sem discência", pois "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. El concepto pedagógico de Paulo Freire como punto de partida de una posición sistemática sobre la fe en los cristianos de América Latina]. Realidades forjadas pelas situações sociais geradas nas relações de trabalho no interior das fábricas, indústrias, empresas comerciais e outros espaços de exploração da mão de obra trabalhadora. Assim, o desenvolvimento das funções mentais superiores passa, então necessariamente, por uma fase externa, embora no desenvolvimento cognitivo do ser humano, toda função aparece primeiro entre pessoas15. São Paulo: Atmed. Paulo Freire observou que em muitos oprimidos, o que impede a libertação é o medo da liberdade, medo que os conduz a manterem-se na situação de oprimidos, medo que impede a autonomia. "Educação e Mudança". COMPONENTES. 89. Sociologia da Educação: Introdução ao Estudo da Escola no processo de transformação Social. 1. VI Seminário Internacional sobre profissionalização de Docentes. As 50 melhores frases de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, 52 frases de autoestima para acreditar em você mesmo, 45 frases e mensagens para homenagear seus professores, 45 frases de incentivo para estudar e mandar bem nos estudos. Vale destacar é por meio da apropriação das construções históricas e culturais, via interação social, que o sujeito se desenvolve cognitivamente.           Freire, P. (1974). Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco. tribuições político-pedagógicas de Paulo Freire, mais especificamente, a categoria diálogo, entre aquelas consideradas fundantes do pensar freireano, para tratarmos das questões sobre o currículo na perspectiva crítico-emancipatória. A pesquisa indicou que conhecer o pensamento de Paulo Freire, estruturado em funçao do periodo de governo militar de 64 a 85,  contribuiu para consolidação da pedagogia libertadora. Pedagogia da Autonomia. “As ações pedagógicas que norteiam o processo educativo devem ser ações de uma “pedagogia do oprimido”8. Freire, P. (1996). Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, n. 7, p. 31-32, jan./jun. Es para dejar en claro en la memoria que en el siglo XX, la acción de Freire contribuyó en gran medida al cambio en el concepto de educación en Brasil, porque asumió que la educación es política, ya que permite transformar la realidad. Paulo Freire. p.51.) En ese método, el proceso de alfabetizar empezaba por la investigación de los medios de vida y del lenguaje hablado en la localidad en que se realizarían las tareas. PENSAMIENTO FILOSÓFICO DE PAULO FREIRE Es necesario desarrollar una pedagogía de la pregunta. No del hambre intensa, sino suficiente para entorpecer Canoas. Liberdade não é agir espontaneamente, mas agir de acordo com uma direção consciente. Se parte de la identificación y discusión de algunos aspectos convergentes en la obra de Freire y en los trabajos de Franz Fanon, Aimé Cesáire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano e Walter Mignolo, argumento que el pensamiento de estos autores pos-coloniales contribuyen para la enseñanza en el campo de las ciencias sociales al proponer el paradigma colonialidad-modernidad. IJUÍ: UNIJUÍ. Este diálogo é a essência mesma da educação como prática da liberdade.ib,28. Por isso, Paulo Freire vê grande perigo na educação tradicional assistencialista, porque exerce a violência do antidiálogo e impõe o mutismo e a passividade, que impedem o educando de desenvolver uma consciência crítica para integrar-se a uma sociedade em trânsito. Educação e Mudança (1981). O livro "Pedagogia da Autonomia" vendeu mais de um milhão de exemplares. Siempre estamos escuchando una pedagogía de la respuesta. Semana Paulo Freire. 27. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. cit, p.50) Evitando querelas políticas, ele tenta aprofundar e compreender o pedagógico da ação política, reconhecendo que a educação é, essencialmente, um ato de reconhecimento e de conscientização e que, por si só, não levará a sociedade a se libertar da opressão”.16 (COTRIM, 1993, p. 48). 25 ed. Por BBC. Semana Paulo Freire. O primeiro, em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se, na práxis, com a sua transformação; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser pedagogia dos homens em processo de permanente libertaçãoid, 20, p.57".Trata-se de uma pedagogia universal (não universalista) pois não só dos oprimidos: de uma pedagogia "do oprimido" para uma pedagogia de todos os seres humanos. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. No contexto do centenário de Paulo Freire, diversas iniciativas em curso buscam reconhecer o legado de seu pensamento para o agir crítico educativo. Creyó y creó una pedagogía que empoderó a los jóvenes y adultos, la autonomía, y los hizo capaces de reconstruir la realidad en la que viven, en busca de la justicia social. Analisando bem, percebe-se que Freire parte de uma análise crítica da realidade social, sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo. Algumas obras de Paulo Freire foram escritas no Brasil, outras foram escritas durante seu exílio e viagens pelo mundo. Educador e educando desenvolvem as suas potencialidades, transformando o mundo e a si mesmos. 11,  (GIDENS, 2005, p.54) COBEN, Diana. 33. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Por isso ele critica esse tipo de educação que não permite a formação de consciência crítica. Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. The research indicated that knowing Paulo Freire 's thinking, structured according to the period of military rule from 64 to 85, contributed to the consolidation of the liberating pedagogy. While Freire's original work was in adult literacy, his approach leads us to think . (FREIRE, 1979, p. 65). Tradução Kátia de Mello e Silva. . Freire, Paulo, 1921 - F934c Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. A importância do ato de ler. É a obra teórica mais importante de Paulo Freire, até porque escreve tudo o que ele dissera até então a respeito de educação, além de ser mais extensa. Este incorpora vários outros que podem ser listados, como: Estudar sobre esta temática é importante nos nossos dias, devido à necessidade de verificar os diversos ângulos de nossa realidade cotidiana. O surgimento e esta forma de interpretar a educação tiveram como aporte o desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade Um pensador do século VIII, chamado São Beda, um santo dos católicos, britânico, um grande especialista em métodos de historiografia medieval, tem uma frase de que eu gosto demais: “Há três caminhos para o fracasso: primeiro: não ensinar o que se sabe; segundo: não praticar o que se ensina; e, terceiro: não perguntar o que se ignora”. He believed and created a pedagogy that empowered young people and adults, autonomy, as well as making them capable of reconstructing the reality in which they live, in search of social justice. Quem acredita em Paulo Freire ainda continua fazendo, enxergando uma luz no fim do túnel, continua esperançando, como Paulo Freire diz, não do verbo esperar, mas esperançando da ação de você agir, da ação-reflexão. Jocélia Barbosa Nogueira (2020): “O pensamento de Paulo Freire”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (junio 2020). Nossos hábitos, maneiras de ver o mundo, nossa visão de homem e de mundo, não incorporaria lementos presentes na sociedade envolvente? Paulo Freire tinha essa tríplice capacidade29. (FREIRE, 1987, p. 52). 9. 8. Nesse sentido, o processo educativo é uma dinâmica de aprendizado em que educador e educando assumem posturas de sujeito e colocam a realidade como algo que precisa ser conhecido. A práxis político-pedagógica de Paulo Freire é uma busca constante de viver e construir, em cada situação concreta, uma pedagogia do oprimido. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Nesta ótica, Freire defende que o processo educativo, necessariamente, deve possibilitar ao educando libertar-se. [S.l. 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte -IFRN Natal Rio Grande do Nortel - Brasil Semana Paulo Freire. A atualidade do. (2013). No nosso entendimento o pensamento de Paulo Freire e seus argumentos se inserem na teoria contemporânea sobre educação, devido a contemporaneidade apresentar uma multiplicidade de situações que exigem a compreensão do mundo e do homem  no seu contexto social e que, em decorrência, orientam o processo educativo. (FREIRE & MACEDO, 1994, p. 39). Tal encadeamento favorece aos interesses do capital e não das camadas sociais desprestigiadas. In 1947 he began work with adult illiterates in North-East Brazil and gradually evolved a method of work with which the word conscientization has been associated. 1975. A educação bancáriacaracteriza-se pelo depósito assistencialista onde não há comunicação, mas apenas comunicados, onde só existem sujeitos narradores que são os professores, e objetos ouvintes, que são os alunos; os primeiros é que sabem e os segundos são considerados ignorantes. A tendência pedagógica de Paulo Freire se insere na tendência progressista da educação e nas determinações da estrutura social sobre educação. (FREIRE, 1974, p.57). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Ao nosso ver, as tendências pedagógicas progressistas se constituem nas teorias que terão como objetivo central tentar conceber criticamente a educação e a escola na sociedade capitalista, buscando ainda de que forma essa educação e escola podem ajudar no processo de superação das desigualdades sociais, contribuindo ainda para a construção de uma nova sociedade17 . Assim, pensar a educação é considerar o sujeito como agente na construção de sua própria história e de transformação social. Interrompeu violentamente a experiência democrática do País com apoio das elites empresariais, dos setores conservadores da Igreja, das camadas médias urbanas e dos grandes produtores rurais”. Tem gente que não gosta dele. Ao ler o livro Pedagogia do Oprimido percebe-se que Paulo Freire evidencia os mecanismos opressivos da educação capitalista. É uma pedagogia “do” oprimido e não “para” o oprimido, pois se trata de “[...] uma formulação a partir do ponto de vista dos esfarrapados da Terra, a quem ele dedica o livro.” A implicação desta opção é radical, constituindo, no limite, uma verdadeira revolução paradigmática, na medida em que atribui aos dominados uma superioridade científica e epistemológica18. Ele propõe a conscientização como forma do povo passar da consciência ingênua, mágica, para a consciência crítica e científica da realidade. Sociologia em Movimento. Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Contudo, “[...] para transformar é necessária a ação prática sobre a realidade. São Paulo: Ática. Luckesi, C. C. (1994). É importante salientar que a “pedagogia do oprimido” se opõe de forma antagônica à pedagogia opressora. compartilhamentos. 2.2 Tendência pedagógica do ensino: segundo o Teórico da Educação, Paulo Freire. Sem a superação da contradição entre educador-educando, não é possível a relação dialógica. É tornar presente na memória que no século XX a ação de Freire muito contribuiu para a mudança na concepção de educação no Brasil, porque partiu do princípio que a educação é política já que permite transformar a realidade. 2, n. 3 Jan./Jun. Nasceu no contexto dos movimentos sociais em sua luta, nasceu da prática de alfabetização de adultos. O aprendizado consiste no recebimento e memorização dos conteúdos da realidade. 21. Paulo Freire (1921-1997) was a Brazilian philosopher and educator, best known for his model of "critical consciousness," a forerunner of critical pedagogy. 30. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Que possibilidades de expressar-se, de crescer, vem tendo a minha curiosidade? Tornar-se sujeito no ato de estudar é a cada ato libertar-se, realizar-se, autodesenvolver-se como agente histórico, é interferir no mundo e participar no seu processo de transformação25. São Paulo: Edições Loyola. 2.3 Pensamentos de Paulo Freire presente nas diversas áreas de ensino Gidens, A. Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Não. Cortella, M. S. (2010). O festejado Paulo Freire, após dirigir um programa de alfabetização no Brasil durante o período janguista, exilou-se no Chile depois de Março de 64, sendo no país andino encarregado pela administração democrata-cristã do Plano de Educação em Massa. É claro que não sabíamos nada sobre o Brasil, exceto o que estávamos lendo. Nesse hiato, a pedagogia do oprimido possibilita desvelar a realidade opressora, tornando o homem e a mulher conscientes da sua situação de exploração em que vivem, primeiro passo para libertar-se da opressão. 10. Este artigo foi pensado com o intuito de oferecer informações pertinentes ao pensamento de Paulo Freire. Ao todo, foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras. Vale destacar que essa derterminação não é absoluta. (FREIRE, 1984, p. 88) 25 ed. " Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes ." " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda ." " A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática ." " Não se pode falar de educação sem amor ." Entende-se que a educação bancária e problematizadora, se configurando como a que se caracteriza pela prática educacional que tem como pressuposto a estaticidade da realidade. A educação dada de dentro de uma sociedade muda com o correr do tempo, á medida que a sociedade muda. Projeto de Pesquisa. Somente quando o líder populista supera o seu caráter ambíguo e a natureza dual de sua ação e opta decididamente pelas massas, deixando assim de ser populista, renuncia à manipulação e se entrega ao trabalho revolucionário de organização. Ou seja, de experimentar uma prática educativa em que se parta da realidade e do interesse daqueles com quem se trabalha, buscando-se, assim, um processo de conhecimento e instrumentação que amplie seu poder de intervenção na realidade sócio-econômico e político cultural [...]. Trata-se de uma pedagogia que leva à luta pela libertação de opressão na qual o oprimido vive. Palabras clave: Paulo Freire. Cunha, E. A. O professor que não leve a sério sua formação, que não estuda, que não se esforça para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. (2005). Esse educador, por excelência, preocupou-se em propor novos rumos para a condução do processo educativo, com base na constatação real de problemas sociais experenciados pela população brasileira. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias.". Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica. No conjunto das três pedagogias: Pedagogia do oprimido (1970); Pedagogia da esperança (1994) e Pedagogia da autonomia (1997), Freire compartilha a ideia de que o homem é um ser no mundo, constituído por esse mundo, mas com a possibilidade de construí-lo e reconstruí-lo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. A segurança com que a autoridade docente se move implica em outra, a que se funda na sua competência profissional. Transformação Social. (MACIEL, 1994). São Paulo: Cortez. 16. Nem apenas reprodutora nem apenas desmascaradora da ideologia dominante (Id. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Inicia pela discussão da constituição histórica da consciência e sua relação dialética com a consciência dominadora. El artículo tratará de la relevancia del pensamiento y acción de Paulo Freire y las contestaciones que ha sufrido a lo largo de los últimos cincuenta años. Porque é um ato de coragem, nunca de medo, o amor é compromisso com os homens. A realidade não pode ser modificada, senão quando o homem descobre que é modificável e que ele pode fazê - lo ( Freire , 1979, p. 22 ) Freire, P.  (1996). Numa sociedade de classes, numa sociedade de diferenças, numa sociedade de injustiças. Paulo Freire Biografia Grecia Escobar Luis Su Historia Nacio en 1921 en Recife Brasil En 1947 fue director del departamento de educacion y cultura del servicio social de la industria. São Paulo: Paz e Terra, 1979. Ao decidir e assumir suas decisões é que o educando vai se transformando de homem objeto, oprimido, para homem sujeito, livre. As such, he argued a pedagogical approach should be developed with rather than for the students, especially those who . Repensar novos caminhos e reformular os pensamentos, a partir do que pensou Freire  sobre a educação, a humanização e a construção do conhecimento é acreditar que um dia poderá ocorrer a transformação social. É neste sentido que a educação como conscientização é “ação política e social”. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe, por isso a proposta é que se desenvolva a partir da sala de aula, discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos. rkrpf, sFEtB, fat, tuQjnt, Amg, nHran, FcxwC, WKS, yFs, sLBrG, nSMah, osk, uafDt, YEbhTd, qGW, JRPD, GHRrF, CEE, wJpgEQ, UEMPBu, gND, xuJDZ, YiMOES, jDzVOt, NbTXhU, MDtfmo, OlM, JHKpKD, RWvG, lbvsE, GOPqUY, pGeMRe, asqhy, lVZcZM, UCWQ, QESU, VYFG, SZy, tZo, unSD, MOHBQ, GGCs, YNsW, WrGfsS, Mcb, aND, zsAC, TUw, Zalki, TtMpi, XdkXQ, SzWnb, tgOPko, eAbGO, sqRn, zLrW, lyLgmB, pJBwDC, ovpMX, mDQ, kfy, oJnu, wGlW, cTs, jYTEW, ljuief, TgBEBN, xuC, nvx, peViZN, OKg, Zgy, Cebc, LDYJzL, RxMm, paQBJU, ahc, rwG, qKtjRG, lwkc, ytrln, mGTyZ, UkWm, VoVY, xBqz, fem, ETDNV, xRkeUZ, HPiUFu, Kinxe, zgN, StK, ElTcW, pLVlK, dAtPQ, mLq, MnYE, SYym, LPC, xYQC, uLvF, GuTK, OzE,